segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SÉRIE: Artes em Auxílio à Matemática - ESTRATÉGIA 2: Introdução à Movimentação no Espaço Cênico



Matemática (temas e seus descritores)
Matriz de referência SIMAVE/PROEB (MG)
Artes (temas, tópicos/ habilidades e detalhamento de habilidades) CBC (MG)
Intervenção pedagógica (estratégias e suas descrições)
I – ESPAÇO E FORMA
PERCEPÇÃO DRAMÁTICA E SENSILBILIDADE ESTÉTICA
E2 - INTRODUÇÃO À MOVIMENTAÇÃO NO ESPAÇO CÊNICO
D1 – Identificar a localização/ movimentação de pessoas e objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas.
16. Espaços cênicos, gestos e movimentos corporais.
16.1 – Ser capaz de identificar e explorar com propriedade, espaços cênicos na escola e na comunidade.

Desenvolver no aluno a consciência de ocupação de espaço em grupo. Fazer com que ele associe esta dimensão espacial à velocidade dos seus movimentos e deslocamentos.

Material: giz branco e colorido, fita adesiva, barbante, tesoura, aparelho de som, CD de música instrumental.
Público Alvo: ensino fundamental e médio.
Número de aulas: 2 ou 3.

Detalhamento da Estratégia


Coloque as carteiras e cadeiras da sala nos cantos, de forma que toda a sala fique disponível para os alunos se movimentarem.
Coloque uma música ao fundo com volume baixo e peça para os alunos caminharem pela sala de forma que o grupo preencha todos os espaços vazios e não trombem uns nos outros.
Durante o exercício, vá variando a velocidade do caminhar dos alunos. Primeiro, peça a eles que caminhem normalmente, como se estivessem passeando. Depois peça que caminhem como se estivessem atrasados para um compromisso. Prossiga pedindo à turma que caminhe como se estivesse na lua; você perceberá que os movimentos se tornarão bem lentos e flutuantes. Enfim, use sua criatividade e explore os diferentes ritmos de deslocamento.
Depois que os alunos estiverem familiarizados com o espaço e forem capazes de ocuparem-no em velocidades distintas, introduza comandos. Um bom comando são as palmas. Bata uma palma quando quiser que a turma caminhe lentamente ocupando e preenchendo todos os espaços vazios. Bata duas palmas quando quiser que eles caminhem rapidamente pela sala sem trombarem uns nos outros. Esses comandos trabalham, de forma divertida, a concentração dos alunos, que além de preencherem os espaços e não trombarem uns nos outros, tem de escutar o som da palma do professor.
A fim de sistematizar ainda mais a movimentação no espaço, divida a sala em quatro grupos. Ao primeiro grupo, peça que desenhe, com fita adesiva ou giz, no chão, os cômodos de uma casa: quarto, banheiro, sala e cozinha. Peça, que deixem em branco o local das portas e pontilhados o espaço das janelas. Ao segundo grupo, peça que escolham um ou dois membros que encenem um teatro mudo do cotidiano. Por exemplo, uma pessoa que acorda ao amanhecer, vai à janela e a abre para que o sol entre, depois vai ao banheiro, escova os dentes, faz suas necessidades. Segue em direção à cozinha e toma o café da manhã. Finaliza indo em direção à sala, sai pela porta em direção ao trabalho.
Entra em ação agora o terceiro grupo. Sua tarefa será marcar no chão (com giz colorido, barbante ou fita colorida) toda a trajetória feita pelo grupo anterior que encenou. Para finalizar a atividade, peça ao quarto grupo que analise as trajetórias feitas pelos colegas: viradas para esquerda, para a direita, seguiu em frente, etc.
O professor pode ainda, levar um vídeo de teatro mudo e de mímicas para os alunos apreciarem e analisarem as trajetórias e movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário