quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SÉRIE: Artes em Auxílio à Matemática - ESTRATÉGIA 1: Entendendo o Cubismo e a Arte Moderna


Matemática (temas e seus descritores)
Matriz de referência SIMAVE/PROEB (MG)
Artes (temas, tópicos/ habilidades e detalhamento de habilidades) CBC (MG)
Intervenção pedagógica (estratégias e suas descrições)
I – ESPAÇO E FORMA
EXPRESSÃO EM ARTES VISUAIS
E1 - ENTENDENDO O CUBISMO E A ARTE MODERNA
D2 – Identificar propriedades de figuras tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.

5. Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais.
5.1 – Saber expressar-se através de obras artísticas bidimensionais.
5.2 – Saber expressar-se através de obras artísticas tridimensionais.
Fazer com que o aluno construa o castelo dos seus sonhos: crie torres, muralhas, janelas e o que puder imaginar. Posteriormente, ensiná-lo a fazer recortes e a organizá-los de maneira lúdica e aleatória, transformando os elementos do seu castelo num quadro.

Material: planificações de figuras geométricas diversas e em diversos tamanhos, representação de “Guernica”, cartolinas coloridas, lápis de cor, tesoura, cola, durex, glitter, pincéis coloridos, canetinhas, algodão, etc.

Público Alvo: ensino fundamental e médio.

Número de aulas: 2 ou 3.

Detalhamento da Estratégia


Providencie modelos de planificação do maior número possível de figuras geométricas tridimensionais: cubos, paralelepípedos diversos, pirâmides diversas, prismas, cilindros, cones. É muito importante também, providenciar modelos de planificações de uma mesma figura em diferentes tamanhos.
Entregue a cada aluno uma cópia de cada modelo e proponha a ele que reproduza as planificações em cartolinas de diversas cores. Estimule-o a construir torres, tijolos, telhados, paredes e muros inteiros. Dê autonomia aos alunos para que eles decorem seu castelo: desenhando em seus tijolos, colando algodão em seus muros e simulando nuvens, desenhe telhas, enfim, aqui tem espaço para sua criatividade. Obs.: se este passo for feito em sala de aula, pedir ao aluno que prepare material antecipadamente e o leve para a aula; caso opte por trabalho extraclasse, peça aos alunos que levem seu castelo para apreciação dos colegas e avaliação do professor. O trabalho deve ser feito individualmente.
Após a exposição dos castelos, proponha aos alunos uma atividade inusitada: que ele desmonte o seu castelo, recorte-o de forma aleatória e vá construindo um quadro. Em sala de aula, durante este trabalho, cole no quadro negro uma representação da “Guernica” de Pablo Picasso pra que sirva de inspiração.
Para finalizar, faça uma pequena exposição dos quadros na escola com o título “Cubismo Analítico/ Arte Moderna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário